Clínica Integrada Godoy

A Importância da Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer

No mês de outubro acontece a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres. No Brasil foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a alimentação inadequada é considerada a segunda causa de câncer, sendo responsáveis por até 20% dos casos nos países em desenvolvimento e aproximadamente 35% dos óbitos pela doença. A alimentação pode contribuir para o desenvolvimento e disseminação de tumores malignos, mas se for realizada de forma saudável, pode reduzir ou impedir o surgimento do câncer. Entre os alimentos de risco para o desenvolvimento do câncer, estão as carnes processadas e alimentos industrializados, como os embutidos, que contêm nitritos e nitratos, considerados agentes carcinogênicos, que devem ser evitados. As carnes vermelhas devem ser consumidas com moderação, dando preferência às carnes brancas, como aves e peixes. A forma de preparo dos alimentos também pode ser fator de risco para o desenvolvimento do câncer, como as frituras e os churrascos. Uma alimentação saudável, baseada no consumo de plantas, frutas, vegetais e grãos integrais, atua na prevenção e controle, minimizando o impacto do acometimento por essa doença, em decorrência de muitos compostos fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras, que são excelentes agentes quimiopreventivos, frequentemente encontrados nesses alimentos. A recomendação é consumir, no mínimo, 400g de vegetais por dia. Se possível prefira alimentos de base agroecológica ou orgânicos, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar, são mais saudáveis. Veja a seguir alguns alimentos que vêm sendo estudados na prevenção do câncer:

Frutas vermelhas: São excelentes fonte de antioxidantes que eliminam os radicais livres do organismo. O acúmulo de radicais livres causa danos ao DNA das células, levando a mutações que provocam o câncer. Exemplos: morango, amora, mirtilo e framboesa.
Brócolis: Esse vegetal é rico em sulforafano, componente que elimina carcinógenos do organismo. Além disso, o vegetal é rico em vitaminas, minerais, fibras e tem baixas calorias. Outros vegetais, como a couve-flor e o repolho, também produzem esse efeito.
Açaí: Por conter grandes quantidades de fibras e antioxidantes, como vitamina E e antocianinas, seu consumo regular está ligado à prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e câncer. Esses compostos também agem retardando o envelhecimento das células, aumentando sua expectativa de vida e melhorando as defesas imunológicas. Mas deve ser consumido sem adição de xaropes, açúcares e farinhas.
Tomate: O Tomate é rico em licopeno, que tem efeito antioxidantes, antiinflamatório e quimioterapêutico sobre as doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e alguns tipos de câncer. Ele protege as células do nosso organismo contra os radicais livres, além de ser também responsável por estimular o sistema imunológico. A melancia, goiaba vermelha e morango também são fontes de licopeno. A ação do calor no alimento, somada à ingestão de gorduras aumenta a biodisponibilidade e absorção deste composto.
Chá-verde: contém catequinas que são antioxidantes, e podem ajudar a prevenir o câncer. Estudos demonstraram que as catequinas do chá verde podem reduzir a proliferação de células de câncer de mama e diminuir o crescimento de tumor de mama.

É importante destacar que nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra o câncer, mas a combinação correta de certos alimentos pode realmente estimular o sistema imunológico e auxiliar na prevenção da doença. Esses alimentos devem ser consumidos dentro de uma alimentação equilibrada e associada a um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *