Clínica Integrada Godoy

A Alimentação como Aliada para uma Boa Noite de Sono

Dormir é uma necessidade básica para a sobrevivência humana, sendo necessário no processo de restauração de energia do corpo. Não ter uma boa noite de sono pode descompensar nosso organismo, causando alterações hormonais, diminuição de energia, perda de memória, redução da concentração, estresse, atrapalhar no emagrecimento e inclusive ocasionar em acúmulo de gordura e perda de massa muscular. A qualidade do sono quando prejudicada, associada a maus hábitos alimentares em longo prazo podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Nesse sentido, uma alimentação balanceada pode auxiliar a melhorar a qualidade do sono, porque favorece o equilíbrio hormonal e regulação de todos os processos do metabolismo. Uma boa noite de sono depende principalmente da produção de melatonina (hormônio que regula o sono), e é sintetizado a partir do aminoácido triptofano. Para melhorar essa produção é importante consumir alimentos ricos em triptofano, como banana, carnes magras, peixes, iogurte natural, queijo branco, ovos nozes, amêndoas, castanhas e arroz integral.
Outros alimentos que podem melhorar o sono:
Alface – O talo contém grande quantidade de lactucina e lactupicrina na composição. Essas substâncias, atuam como calmantes e relaxantes naturais.
Maracujá – Conhecido como calmante natural, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, que favorecem a redução do estresse e indução do sono.
Abacate – Essa fruta é rica em beta sitosterol, importante modulador do cortisol (hormônio do estresse), que pode ser responsável pela insônia ou dificuldade em pegar no sono.
Chás de camomila, melissa e mulungu – Auxiliam no relaxamento muscular e alivio da ansiedade, com ação calmante e sedativa.

Também é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos e estimulantes próximo ao horário de dormir. Os alimentos gordurosos (bacon, linguiças, fast foods, frituras) atrapalham o sono pois podem causar refluxo, azia e má digestão, resultando em um sono inquieto e não reparador. Refeições muito volumosas também causam esses sintomas. Já os alimentos estimulantes (café, chá preto, chá mate, chocolate, refrigerantes a base de cola, guaraná), estimulam o sistema nervoso, causam agitação e prejudicam o sono.
Seguindo essas orientações, vamos favorecer uma boa noite de sono, mas é importante compreendermos a real causa do que está atrapalhando o sono, e se necessário, procurar ajuda profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *