Clínica Integrada Godoy

Alimentos que Auxiliam a Potencializar o Emagrecimento

O sobrepeso e a obesidade vêm afetando grande parte da população. Esse excesso de gordura corporal acarreta diversas alterações que comprometem o estado de saúde, e por isso é considerado uma questão de saúde pública. A obesidade e o sobrepeso estão associados a outras patologias como hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, doenças biliares, osteoartrite, apneia do sono e alguns tipos de câncer. A obesidade é uma doença de causas multifatoriais, entre elas o sedentarismo, hábitos alimentares incorretos, problemas psicológicos e emocionais e predisposição genética. Alimentação equilibrada, variada e associada a hábitos saudáveis como atividade física, hidratação e redução do stress são essenciais para o tratamento da doença. A simples troca de alguns alimentos na rotina alimentar já pode promover a perda de peso. Indiretamente estará reduzindo calorias e fornecendo mais vitaminas, minerais e antioxidantes ao organismo. Estes nutrientes são capazes de dar um suporte ao emagrecimento. Sendo assim, vários alimentos podem ter importante papel na prevenção e tratamento da obesidade, assim como na modulação da composição corporal e no controle do apetite. Veja alguns exemplos:
Frutas e verduras em geral: são ricas em quercetina, um potente anti-inflamatório e antioxidante encontrado principalmente na casca e sementes desses alimentos. Reduzem a inflamação característica da obesidade. Além disso, são ricos em fibras, favorecendo o controle do apetite.
Gengibre: tem uma ação anti-inflamatória e termogênica, favorecendo a queima de gordura corporal. Pode ser usado em sucos, saladas, na forma de chá ou molhos.
Chá verde: é rico em catequinas, que têm ação anti-inflamatória e também atuam na modulação do gasto energético, perda de peso e redução de gordura corporal. Além disso, o chá verde ainda possui ação diurética, reduzindo a retenção de líquidos e medidas corporais.
Farelo de aveia: contém fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a diminuição da ingestão de calorias.
Água: Auxilia a regular o apetite, melhora o funcionamento do intestino, diminui o inchaço favorece a eliminação de toxinas.
Azeite extra virgem: é rico em gordura insaturada, que contribui para diminuir inflamações nas células e assim favorece o processo de perda de peso.
Frutas vermelhas: fornecem antocianinas, que tem potencial antioxidante e antiinflamatório. Favorecem o equilíbrio celular e a redução do processo inflamatório característico do excesso de gordura no corpo.
Sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, macadâmia, castanhas): possuem em sua composição ácidos graxos poli-insaturados e vitaminas e minerais que atuam como antiinflamatórios, favorecendo o emagrecimento.
Esses são alguns alimentos que devem ser incluídos na alimentação diária para auxiliar no processo de emagrecimento. Mas deve-se considerar que cada indivíduo é único e pode apresentar alguma intolerância específica ao consumo desses alimentos. Assim a individualidade deve sempre ser respeitada. É importante lembrar que nenhum alimento de forma isolada é capaz de emagrecer, os alimentos devem ser usados de forma estratégica, em conjunto com uma alimentação equilibrada. Procure um nutricionista, ele irá avaliar as suas necessidades nutricionais e traçar um plano alimentar adequado para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *